Como deixar sua casa mais fresca nesse verão

Em muitos lugares, o ar condicionado é a única salvação para ter algum refresco e conforto dentro de casa. Mas além do próprio aparelho ser caro, ele consome muita energia elétrica, e gera impacto ambiental pelo consumo de energia e utilização de gases refrigerantes que se não forem corretamente descartados podem contaminar o ar, além de serem um verdadeiro veneno para quem tem rinite e outros problemas respiratórios.

Mas será que não há alternativas para dispensar o ar condicionado e ainda assim deixar sua casa fresca no alto verão? Claro que há! É só seguir algumas dicas simples para deixar sua casa mais arejada e fresca, e usar a criatividade para criar dispositivos caseiros que podem substituir o ar condicionado. Quer saber como?

Exemplo de casa bem arejada
Exemplo de casa bem arejada

– Começando pelo básico. Deixe sempre as portas entre os cômodos abertas, e sempre que possível, todas as janelas, principalmente os vidros, que se ficarem fechados funcionam como uma estufa, não deixando o ar quente sair (mas cuidado com as chuvas de verão que podem vir sem aviso!)

– No verão, tire do quarto e deixe guardados cobertores, tapetes, almofadas,bichinhos de pelúcia e outros objetos “fofinhos” estofados, pois eles absorvem muito calor.

– Também evite deixar os cômodos muito “atulhados” de móveis e objetos, bibelôs, abajures, artigos de madeira, etc. Objetos de vidro, ao contrário, refrescam e podem ser usados à vontade: espelhos, tijolos e ladrilhos de vidro, vasos, porta-retratos, quadros com moldura de vidro…

– Tire o forro das cortinas mais escuras, ou se possível, troque-as por cortinas de tecidos mais claros e leves.

– Para cobrir os estofados, use tecidos leves, claros e de tecidos naturais, como o algodão.

– Dica que também te ajuda a economizar: se você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa, troque-as por lâmpadas fluorescentes ou de LED, que além de gastar menos energia aquecem muito menos.

– E por último, mas não menos importante: abuse das plantas dentro de casa! Elas ajudam a deixar o ambiente mais úmido e assim controlam a temperatura. Só cuidados para não colocar plantas de folhas muito grandes e volumosas, que “carregam” o ambiente e aumentam a sensação de calor.

Na hora de construir ou reformar

Se você sonha em construir uma casa do seu jeito ou pensa em reformar para deixar seu lar mais bonito e confortável, existem várias formas de fazer com que a casa seja mais fresca e arejada.

– A primeira regra básica ao construir é ter atenção ao pé-direito, que deve ter pelo menos 3 metros de altura, e quanto mais alto, melhor.

– Janelas amplas também são sempre bem-vindas tanto para arejar quanto para deixar a luz natural iluminar a casa. Lembre-se de deixar as maiores janelas voltadas para o lado leste, que recebe mais sol de manhã.

– Outras formas de deixar a casa mais clara e arejada são as claraboias, tijolos de vidro nas paredes e os cobogós, tijolos vazados que também dão todo um charme retrô para a casa .

– O telhado é fundamental no controle da temperatura interna de uma casa. Se você quer fazer um telhado tradicional, opte pelas tradicionais telhas de cerâmica, e deixe um bom espaço entre as telhas e o forro do teto da casa. Se a casa for de laje, cubra a área externa da laje com tinta branca, que reflete a luz solar e evita que o calor seja absorvido. Em lugares muito quentes ou com uma grande amplitude térmica, aplique uma manta térmica por baixo das telhas ou sobre a laje.

– As paredes externas devem ser pintadas sempre com cores claras, para refletir a luz e calor do sol. As paredes internas você pode pintar com cores mais “quentes”, mas cuidado pois em excesso elas podem aumentar a sensação de calor.

Faça um ar condicionado caseiro!

Seguindo essas dicas sua casa vai ficar bem mais arejada e consequentemente mais fresca no verão, mas quando o calor pega pra valer você vai precisar de mais. Os ventiladores de teto são ótimos como alternativa mais econômica e saudável para o ar condicionado e ainda dão um estilo especial para a casa, mas se você é do tipo que gosta de criar engenhocas, pode ir além e tentar fazer um sistema caseiro de ar condicionado! Quer saber como?

Você vai precisar de:

– Um ventilador de mesa comum

– Alguns metros de tubulação fina (no máximo ½ polegada ou 12 mm), de cobre ou outro metal maleável e bom condutor de calor.

– Uma bomba de água para aquário

– Uma caixa térmica plástica ou de isopor grande (com capacidade para 20 litros ou mais), cheia de gelo

Como fazer:

– Tire a grade frontal do ventilador e coloque o tubo de cobre no interior da grade, entortando-o de modo que ele fique distribuído por toda a superfície da grande, como na foto. Fixe o tubo na grade com aquelas fitas fixadoras.

FYHKN9OSREEPA8L3KR.MEDIUM

FPH4ACVCNWEPA8L3LD.MEDIUM

– Conecte o tubo da bomba d’água a uma das extremidades da tubulação metálica que vai dentro do ventilador. Fique atento para que o diâmetro das duas tubulações seja compatível, e se verificar que está vazando, pode ajustar com um daqueles anéis metálicos que fixam mangueiras como as do gás do fogão. Veja na foto:

FI8X1SD30GEPA8L3PI.MEDIUM

FM30KVFPNCEPA8L3YO.MEDIUM

Encha uma caixa térmica grande com gelo e um pouco d’água para deixar a solução líquida. Como não é gelo para beber, não precisa ser potável, aquele gelo em escamas usado para peixe é perfeito. Para deixar mais gelado e aumentar a eficiência do seu ar condicionado, você pode adicionar sal grosso, álcool ou uma mistura dos dois, que vão diminuir a temperatura da solução de gelo.

FMCGIQVE5FEPA8L3ZW.MEDIUM

– Conecte a outra extremidade da tubulação de cobre na saída de água da bomba, para que o sistema se feche num ciclo: saindo da caixa térmica com gelo, passando pela tubulação de cobre dentro do ventilador e de volta para a caixa térmica.

FW8AAKHI9FEPA8L3ZA.MEDIUM

– Mergulhe a bomba d’água na solução e ligue. Veja se está funcionando! Verifique se não há vazamento, e se houver deixe as conexões mais apertadas com o anel metálico.

FSKI8728W5EPA8L3XW.MEDIUM 2

Observação: Provavelmente, a água gelada da tubulação vai gerar uma condensação que formará gotas d’água que cairão abaixo do ventilador. Você pode colocar algum recipiente para coletar essa água e não fazer uma molhaceira no ambiente.

Muito legal, né? Descobrimos como fazer esse condicionador de ar caseiro no site Instructables.com, que tem milhares de guias passo a passo para fazer uma infinidade de produtos caseiros, de eletrônicos e eletrodomésticos a produtos para casa, oficina caseira e atividades outdoor. Pena que por enquanto só existe em inglês.

Qual outro “macete” você conhece para deixar a casa mais fresca no verão sem desperdiçar energia elétrica ou outros recursos naturais? Conta pra gente!

Deixe um comentário