Aprenda a descartar corretamente o lixo eletrônico

O estilo earthkeeper está presente em quase tudo o que fazemos. Mas um tema importante que ainda não havíamos abordado é sobre como descartar o lixo eletrônico.

Afinal, você sabe o que é um lixo eletrônico? A cada ano, o mundo todo produz cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de resíduo, que envolve tudo o que for recarregável e eletrônico, como pilhas, baterias, carregadores, celulares, computadores, lâmpadas, etc.

Por conter metais pesados, como mercúrio e chumbo, que podem contaminar o solo e a água, causando vários problemas à nossa saúde e ao meio ambiente, a coleta de lixo eletrônico se faz tão necessária quanto o restante de lixo que produzimos. Além disso, aparelhos eletrônicos são feitos de plástico, metal ou vidro e esses materiais demoram anos para se decompor no solo.

Então, como descartar esse tipo de lixo? O primeiro passo é separá-lo dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis, como papel, metal e plástico. Não é necessário muito esforço, você só precisa adicionar mais uma categoria na hora de separar o seu lixo. Feito isso, pesquise quais empresas ou cooperativas da sua região aceitam esse tipo de material para reciclagem.

Outra opção viável é pesquisar se o fabricante do aparelho aceita a devolução para reciclar ou reaproveitar as peças. Muitas empresas são obrigadas por lei a receber os equipamentos e fazer o descarte correto.

Outra opção é procurar postos de fácil acesso que fazem a coleta desses produtos. É muito comum encontrar em farmácias, lojas e mercados.

E aí, que tal separar seus lixos eletrônicos hoje mesmo?

Deixe um comentário