Como ser sustentável com pequenas atitudes em casa

Sabemos que nem sempre é fácil manter uma rotina ecologicamente correta com todos os costumes que aprendemos ao longo da vida. Por isso, nada melhor para incorporar de vez o estilo sustentável do que praticar aos poucos no seu dia a dia. Com o tempo, tudo se tornará mais fácil e natural. Então, veja outras dicas para tornar esse processo mais simples.

Envolva todos os moradores da sua casa

É realmente difícil se manter uma pessoa sustentável se você mora em uma casa em que ninguém mais tem esse estilo de vida, os costumes acabam sendo compartilhados. Tente conversar para que todos se alinhem, explique com calma às pessoas os detalhes e os benefícios de se tornar mais sustentável, tanto para o indivíduo quanto para o planeta.

Utilize avisos e recados

O que pode ser melhor para se lembrar de fazer algo do que deixar recados espalhados? Essa prática pode ajudar na hora de usar a torneira da pia do banheiro, por exemplo. Cole no espelho uma espécie de post-it com alguns dados importantes sobre o consumo de água, como quantos litros são gastos com uma torneira aberta em um determinado tempo, por exemplo. Vale colocar avisos nos lixos, nas tomadas e por aí vai.

Estímulos visuais

Além dos lembretes, outra coisa que pode ajudar é utilizar estímulos visuais que te ajudem a se lembrar e tornar a rotina sustentável mais intuitiva. Os baldes de lixos orgânicos e recicláveis podem ser de cores diferentes, automaticamente você vai acabar entendendo qual é o que você precisa. Ecobags podem ficar sempre à mostra em um canto específico, nunca escondidinha ou dentro de armários, porque, na correria, você vai acabar se esquecendo de pegar a sua na hora de ir às compras. Tente também separar caixas organizadoras transparentes que identifiquem facilmente o conteúdo. Isso vai ajudar a separar os lixos eletrônicos que devem ser descartados as roupas que você não usa mais e pretende doar ou reutilizar para alguma função, etc.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado na missão de se tornar uma pessoa mais ecologicamente correta!

Comente aqui embaixo como tem sido sua experiência. Até a próxima!

 

 

Deixe um comentário