Conheça o Projeto TAMAR – Sustentabilidade na areia

TAMAR é um projeto voltado para a conservação das tartarugas marinhas em todo o território brasileiro. Foi instituído em 1980 pelo ex-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), hoje conhecido como Ibama.

A missão é proteger as tartarugas marinhas do Brasil e resguardar este animal que – infelizmente – está à beira da extinção.

projeto tamar2

O Instituto nasceu na década de 70, quando um grupo de estudantes do curso de Oceanografia, que costumavam realizar suas investigações acadêmicas em praias não frequentadas por banhistas, presenciaram, no Atol das Rocas, pescadores exterminando tartarugas marinhas aos montes.

Eles notificaram os órgãos oficiais com documentação completa, incluindo fotos, e assim incentivaram as autoridades a desenvolverem um plano de preservação dos animais marinhos. O projeto iniciado deu origem, nos anos 80, ao Tamar.

projeto tamar
Fonte: Site Projeto TAMAR

O Tamar cuida de uma média de 1.100 km de praias, por meio da manutenção de 23 bases de apoio em territórios reservados para as refeições das tartarugas, em áreas de desova, desenvolvimento e repouso desses animais.

Visitar o Projeto é uma experiência inesquecível. Além de conhecer espécies diferentes e ameaçadas de extinção em um ambiente calmo e cheio de natureza, você ainda apoia um projeto que, entre outros meios, se mantém também com as visitas dos turistas e a compra de objetos ligados à instituição. Os Centros de Visitantes têm tanques e aquários, painéis informativos, réplicas de tartaruga marinha em tamanho natural, exposições, palestras e exibições de vídeos.

Conheça e apoie esse projeto!

Deixe um comentário