Julho é o mês perfeito para visitar Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto, com suas joias preservadas da arquitetura Barroca, uma rica história presente nas ruas de pedra e localização privilegiada, encravada em meio às montanhas de Minas Gerais, cercada por muita natureza, é um daqueles destinos perfeitos para se visitar em qualquer época do ano. O clima ameno da cidade localizada a mais de 1.100 metros de altitude em relação ao nível do mar, que costuma amanhecer sob um nevoeiro que dá uma atmosfera mágica às construções do século XVIII e XIX, é um convite para passeios sem pressa, apreciando a paisagem, parando pra tomar um café ou uma cachacinha nos muitos bares e para se deliciar com as comidas típicas mineiras dos bons restaurantes.

Festival de Inverno

festival de inverno ouro preto
Fonte: Flirck

Mas o mês de julho é especial em Ouro Preto, pois é quando se realiza o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, principal evento do rico calendário cultural da cidade. Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o festival ocupa durante todo o mês diversos espaços das cidades de Ouro Preto e Mariana com muita música, teatro, artes visuais, literatura, programação infantil e atividades de descoberta do patrimônio histórico, além de gastronomia. Neste ano o festival, que começa no dia 05 de julho, tem como tema a diversidade.

viagem_ouro preto_festivalFestival ocupa com shows as ruas e praças de Ouro Preto – Fonte

Entre as atrações musicais confirmadas estão desde artistas populares como Fernando & Sorocaba, Jair Rodrigues e Família, Oswaldo Montenegro, Emerson Nogueira e Alceu Valença, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, além de Paula Lima, Lô Borges e o cubano Fernando Ferrer, além de atrações de Jazz e Música Erudita, como o aclamado grupo paulista Camerata Aberta. Além de se espalhar pelas igrejas barrocas e edifícios históricos da cidade, os shows também acontecem em praças e outros locais abertos, como a Cachoeira do Brumado, em Mariana, e também nas ruas. No dia 06 de julho, por exemplo, uma banda de Dixieland, o Jazz tradicional de Nova Orleans, vai percorrer as ruas de Ouro Preto, entre a Igreja de São Francisco de Assis e o Largo do Rosário, tocando além de clássicos do Jazz temas da música folclórica e popular brasileira. Nas Artes Plásticas, a principal atração é um “live painting” do artista Rogério Fernandes, que montará um grande painel na Praça Tiradentes entre os dias 11 e 12 de julho. Confira a extensa programação completa no site oficial do Festival de Inverno, que tem todas as informações para quem vai visitar Ouro Preto neste mês agitado.

Igrejas e prédios históricos

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis

E além das diversas atrações do Festival, Ouro Preto tem muito a oferecer. O centro histórico da cidade foi o primeiro conjunto arquitetônico brasileiro a ser tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio da Humanidade. Conhecer as magníficas igrejas é obrigatório. A Igreja de São Francisco de Assis, projetada e ornamentada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e com pinturas do Mestre Ataíde, impressiona pelas rebuscadas ornamentações rococó feitas em pedra sabão do seu exterior e a riqueza do interior, com destaque para a pintura de Nossa Senhora dos Anjos no topo. Também se destacam a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que abriga o Museu de Arte Sacra e possui cerca de 400 quilos de ouro e 400 quilos de prata em seus ornamentos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com sua peculiar fachada circular, e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, projetada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, com ornamentos de Mestre Ataíde e do próprio Aleijadinho.

ouro preto

Entre os edifícios históricos que valem a visita estão o Museu Casa dos Contos, uma das construções mais representativas do Barroco Mineiro, que serviu de esconderijo aos membros da Inconfidência Mineira, e depois de prisão para os mesmos, antes de ser a sede da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Hoje administrado pelo Ministério da Fazenda e, totalmente restaurado, é um Museu da história da economia do Ciclo do Ouro. Próximo à Casa, na rua São José, fica um belo chafariz construído em 1745. Outros edifícios que valem a visita são a sede da Escola de Minas, antigo Palácio dos Governadores, erguido entre 1741 e 1748, e que hoje abriga diversos museus da Universidade Federal de Ouro Preto, e o Museu da Inconfidência, antiga Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto.

Passeios

Além do charme das ruas do centro histórico, Ouro Preto tem outros atrativos no seu entorno. Um passeio imperdível é o Trem Turístico que liga Ouro Preto a Mariana, conhecido como “Trem da Vale”, uma Maria-Fumaça que é uma verdadeira viagem no tempo no trajeto de 18 quilômetros entre as duas cidades, que acompanha o percurso do Ribeirão do Carmo e passa por diversos túneis, pontes e desfiladeiros. As estações, trilhos, trens e demais infraestruturas foram totalmente restaurados em 2006. Confira as informações no site.

Trem Turístico da Vale

Para quem busca aventura e contato com a natureza, o entorno de Ouro Preto é repleto de cachoeiras, trilhas e pontos de escalada. O Pico do Itacolomi, ponto mais alto do município, com 1.750 m de altitude, é repleto de história e lendas, e faz parte do Parque Estadual do Itacolomi. Para chegar ao topo é recomendado ir em grupo, acompanhado por guia. Mais informações no site. O distrito de Lavras Novas possui diversas cachoeiras que valem a visita. O Morro da Queimada possui vestígios arqueológicos do início da mineração na região, e está sendo transformado em um verdadeiro museu a céu aberto com um projeto muito bacana da Fundação Oswaldo Cruz.

Onde ficar e comer

Ouro Preto tem muitas opções de charmosos hotéis e pousadas, boa parte instalada em antigos casarões, além de hostels, e uma boa para quem procura agito e quer gastar pouco é ficar em alguma das muitas repúblicas de estudantes, que oferecem vagas aos turistas em eventos como o Festival de Inverno e o Carnaval. Confira aqui as repúblicas e como reservar sua vaga. Já casais que querem um clima mais romântico vão adorar a Pousada Mondego, que faz parte do Circuito de Charme.

Também não faltam bons restaurantes, bares e cafés que além da típica culinária mineira servem pratos da gastronomia internacional, com opções de restaurantes italianos, pizzarias e até japoneses. Confira no blog Mala Surrada algumas boas dicas de restaurantes:

E aí, pronto para curtir o Festival de Inverno e todas as atrações de Ouro Preto? Depois nos conte o que achou nos comentários!

O que levar na mala: Sapato Ek Front Country Casual Ox, Suéter Wool Collar Full Zip, Camisa Madras Plaid Claremont, Calça Tilt Twill Chino

 

Deixe um comentário