Descubra o Vale dos Vinhedos, o lado mais italiano da Serra Gaúcha!

0
(0)

Após falarmos sobre Ouro Preto e seu Festival da Inverno, vamos continuar aproveitando este friozinho de julho para visitar um destino clássico para curtir o frio: a Serra Gaúcha. Belas paisagens, com muitas montanhas e cachoeiras, pousadas românticas, gastronomia de primeira e as melhores vinícolas do Brasil fazem da região um dos destinos mais procurados por casais em lua de mel, famílias e viajantes em busca de aventura. A região recebeu muitos imigrantes alemães e italianos no início do século XX e sua influência ainda é muito presente principalmente nas comidas típicas e na produção de vinho.

Existem vários roteiros para se curtir a Serra Gaúcha, uma região bem extensa que tem como centro a cidade de Caxias do Sul. A oeste de Caxias fica o chamado Vale dos Vinhedos, que tem como cidades principais Garibaldi e Bento Gonçalves, e onde a imigração italiana deu origem à indústria vinícola. Os passeios aos vinhedos e as degustações nas vinícolas são as principais atrações. A leste ficam as simpáticas cidades de Gramado e Canela, que têm fortes os traços da imigração alemã.

Saindo de Porto Alegre, é recomendável ir de carro, próprio ou alugado, para ter autonomia para fazer o seu roteiro, curtindo o caminho. A pedida é sair de Porto Alegre bem cedinho, com apenas um café da manhã bem leve, e pegar a BR-116 rumo norte. Após atravessar o Vale dos Sinos, a pista dupla vira simples e começa a subida da Serra. Lá no alto, pare na cidade de Nova Petrópolis, repleta da herança da colonização alemã e famosa pelas casas que servem o fato Café Colonial, que vale por um almoço. De barriga cheia, após uma caminhada pelo charmoso centro da cidade para fazer a digestão, é hora de continuar a viagem. Siga rumo a Caxias do Sul pela BR-116, e após um trecho de descida de 11 km, seguido por uma subida de 19 km, é hora de decidir entre o Vale dos Vinhedos e a região de Gramado. Vamos começar pela principal região produtora de vinhos do Brasil.

 

Pegando a Perimetral Oeste e em seguida a RS-122, você passa por Farroupilha e chega a Bento Gonçalves. Após deixar as malas em um dos bons hotéis e pousadas da cidade, como o delicioso Hotel e Spa do Vinho Caudalie, não perca tempo e rume para as vinícolas! As maiores, como a Casa Valduga, Miolo e Salton não podem faltar no roteiro, mas reserve espaço para conhecer uma menor e mais artesanal, como a Cave de Pedra e a Don Laurindo. Todas realizam visitas guiadas pelos vinhedos e adegas que guardam os barris e garrafas, com explicação sobre o processo de fabricação dos vinhos e com direito a degustação e em alguns casos harmonizações. Algumas das vinícolas, como a Casa da Valduga, oferecem um pacote completo com hospedagem e alimentação, com destaque para o ótimo restaurante italiano Maria Valduga. E lugar para comer bem em Bento Gonçalves não falta. A fartura impera nas casas de Café Colonial e Galeterias, as duas instituições gastronômicas da região da Serra Gaúcha. Um dos melhores lugares para provar o galeto al primo canto em sistema de rodízio é a Casa di Paolo, eleito o melhor galeto do Brasil pelo Guia 4 Rodas.

viagem_serragaucha_maria fumaçaFonte

Para ir até a vizinha Garibaldi, deixe o carro de lado, pois o charme é pegar a Maria-Fumaça que liga as duas cidades. No trajeto que dura cerca de 1h30 são servidos vinho, espumante e suco de uva. Em Garibaldi, além das vinícolas, com destaque para a produção de espumante, com a tradicional Chandon, que fica na estrada para Bento Gonçalves, vale a pena passear pelo charmoso centrinho da cidade. Se você quiser se hospedar em Garibaldi há boas opções, como o Hotel Casacurta e a romântica Pousada Castello Benvenutti.

Este é um roteiro básico para explorar a região do Vale dos Vinhedos, mas a Serra Gaúcha guarda muito mais atrações. Na semana que vem vamos falar sobre a região de Gramado e Canela para completar nosso tour pelo Rio Grande do Sul. Aguarde!

O que levar na mala: Bota Rime Ridge Shell Toe, Jaqueta Redville Down, Camisa Madras Plaid Claremont, Calça Cargo Madbury 2 em 1, cachecol, gorro.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário