Você que é fã da Timberland sabe o valor que um calçado de alta qualidade, feito com os melhores materiais e mão de obra especializada, tem. Uma bota da Timberland, como a nossa mundialmente famosa Yellow Boot, é feita pra durar, durar muito, mesmo sendo utilizada nas condições mais adversas. Mas para que sua bota, tênis ou sapato Timberland dure muitos anos com a aparência de novo, você também tem que cuidar bem dele! A limpeza e conservação dos seus calçados são essenciais para que você os aproveite ao máximo e o dinheiro que você investiu nele renda mais. Por isso, vamos te dar todas as dicas de conservação dos seus calçados, com destaque especial para como cuidar de suas botas de caminhada antes, durante e depois da trilha. Vamos lá?
Antes de tudo, é importante lembrar que a Timberland não recomenda o uso de produtos químicos para limpeza e não se responsabiliza caso o calçado seja danificado.
Como cuidar da sua bota de caminhada
- Quando você compra uma bota nova, a primeira coisa a fazer é amaciá-la. Comece a usá-la em caminhadas mais curtas, perto de casa mesmo, e vá aumentando as distâncias. Quando elas estiverem bem moldadas e seu pé não doer ou criar bolhas, elas estão prontas pra trilha!
- Antes de pegar a trilha, dê uma boa examinada na sua bota para ver se ela está em perfeitas condições. Verifique se não há fissuras no couro ou outros materiais, solas ou palmilhas soltas, costuras soltas, se há sujeira ou detritos dentro da bota, se as extremidades dos cadarços ou os passadores estão desgastados.
- Após cada dia de caminhada, limpe sua bota, chacoalhando-a de cabeça pra baixo pra tirar as pedrinhas, gravetos, terra e outros detritos que entraram durante a trilha. Bata o par de botas juntas para remover a sujeita externa e use um graveto, canivete ou outro objeto pontiagudo pra tirar todo o barro que se acumulou na sola.
- Se elas estiverem molhadas, deixe secar durante a noite. Você pode colocar jornal na parte interna pra ela manter a forma. Mas cuidado: nunca seque botas de couro sob o sol direto ou na frente da fogueira, o calor pode rachar o couro. Se sua caminhada for num lugar úmido, leve meias secas reservas e vá trocando durante o dia, para diminuir a umidade da bota.
- Após retornar da viagem, você vai ter que fazer uma limpeza “completona” na bota. Após tirar o “grosso” da sujeira como dito acima, passe um pano com água morna para limpar o interior da bota, tirando o sal e outros resíduos da transpiração. Na parte externa, passe uma esponja úmida e depois um pano seco. Atenção: não use nenhum produto químico para limpar couro! Depois você pode passar uma graxa na cor do couro para mantê-lo lubrificado e bonito.
Agora você já sabe como cuidar da sua bota de caminhada! Confira abaixo dicas para limpar outros tipos de calçado e sujeiras.
Como limpar calçados manchados de óleo e graxa?
- Neste caso, o uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes pode ser eficaz. Este processo funciona pela remoção de fibras do couro, por isso é preciso cuidar para não criar espaços sem felpas e escavados.
- Se o sapato ficou rígido e áspero, esfregue um pano umedecido em óleo de parafina. Se o couro ficou duro, passe uma fina camada de vaselina.
- Se ficarem com manchas de água, espere que sequem e esfregue vigorosamente com um pano de lã. Depois é só aplicar graxa incolor e lustrar.
- Camurças não devem ser esfregadas enquanto molhadas. Deixe secar e só então escove ou esfregue lixa fininha.
Como limpar calçados empoeirados?
- Escovar levemente ou passar um pano seco e macio.
Como limpar calçados pouco sujos ou com leves manchas de barro?
- Remover com escovas especiais de cerdas duras
Como limpar calçados muito sujos?
- Neste caso é difícil restaurar a aparência do calçado. O melhor é raspar a sujeira grudada levemente com uma faca cega e depois limpar com um pano umedecido, deixando secar naturalmente.
Dicas de conservação
Calçados de couro natural liso:
- Evite que seu sapato entre em contato com substâncias químicas como bebidas, detergentes, etc… Isso poderá causar manchas irreversíveis.
- Não use produtos químicos para a limpeza do calçado, limpe-o somente com um pano umedecido em água e com suavidade, pois as partículas de sujeira podem danificar o couro. Em seguida utilize uma flanela seca para lustrar.
- Evite molhá-lo e, caso isso ocorra, retire o excesso da água com pano seco e limpo e deixe secar naturalmente em um lugar arejado e com sombra, caso contrário, o calçado poderá sofrer danos no couro e em sua estrutura.
- Engraxe o calçado com um mousse de qualidade na sua cor original, pelo menos duas vezes por mês. Esse mousse deve ser aplicado sobre toda a superfície do calçado, polindo com um pano ou escova macia, em movimentos rápidos e leves.
Calçados com verniz ou materiais sintéticos:
- Remova a sujeira ou mancha esfregando levemente com um pano úmido. Para dar brilho, aplique lustro ou ceras incolores para calçados.
Calçados de camurça ou nobuck:
- Calçados sujos ou com manchas de barro devem ser limpos com movimentos leves, usando escovas especiais de cerdas duras.
- Devem ser limpos a mão, com água morna, passando suavemente um pano úmido. Depois de seco, escove suavemente para condicionar as fibras. Não utilize produtos químicos para a limpeza.
- Caso seja necessário uniformizar ou restaurar a cor, use produtos que permitam renovar estes calçados, seguindo atentamente suas instruções de uso.
Calçados de tecido:
- Limpe a sujeira com sabão neutro utilizando escova macia ou esponja. Evite mergulhar na água.
Calçados com materiais de borracha (solado):
- Evite expor calçados desse material à luz e ao calor do sol. Além de amolecer e possivelmente deformar, a borracha pode ter a coloração alterada.
- Limpe a sujeira da borracha com sabão neutro e uma escova de cerdas grossas.
Tem mais alguma dúvida sobre a conservação dos seus Timberlands? Pode mandar pra gente, aqui nos comentários no blog ou através de mensagem na nossa página no Facebook!