O  Signal app  virou febre no últimos dias após os usuários do seu concorrente o WhatsApp não concordarem com a nova política de compartilhamento de dados e privacidade.  Mas afinal o que é o Signal app e quais seus recursos?

signal

Como foi dito, por insatisfação com o mensageiro mais famoso do mundo o WhatsApp, muitos usuários migraram para outro app de mensagem como Telegram, porém a maior parte preferiu o Signal conhecido por ser mais seguro do mundo. O app desde a semana passada é o mais baixado no Google play entre os apps de mensagem no Brasil e na maioria dos países.

O Signal app se popularizou também por conta do apoio do bilionário Elon musk , que por não concordar com as políticas de privacidade do WhatsApp e Facebook divulgou em sua conta no Twitter o Signal, e isso acarretou em um aumento substancial de usuário desde então.

O que é e como foi criado o Signal?

O Signal é um aplicativo de troca de mensagens popular entre programadores e pessoas ligadas à tecnologia que priorizam a segurança e privacidade, porém o app é para todos.
Como outros apps de mensagem como Telegram e WhatsApp,  o Signal app utiliza o número de celular para identificar os usuários. O aplicativo foi criado por um grupo de desenvolvedores independentes o Open Whisper System em meados de 2014. A aplicação é feita em código aberto, o que possibilita programadores do mundo possam identificar falhas ou criar recursos que podem ser aprovados pela empresa e adicionado ao app.

Tecnologia  voltada para Segurança

A fama de mensageiro privado mais seguro do planeta, vem da tecnologia de criptografia das mensagens de ponta-a-ponta exclusivo, cujas chaves para decifra-las nem o grupo Open Whisper System possui, assim tudo que for enviado via  Signal app  é criptografado (mensagem de texto, fotos, arquivos, chamadas telefônicas e vídeo chamadas). Os desenvolvedores do projeto não conseguem ler, baixar ou ouvir o que foi enviado, só você e seu interlocutor, e mais ninguém.

O app informa em seu site que é financiado por doadores, e que não haverá o uso dos dados de usuários como moeda de troca com gigantes da tecnologia como Facebook ou Google por exemplo. Os únicos dados que o servidor do Signal coleta são o número de celular e a última vez que a pessoa esteve online no app.  E mesmo o número só é coletado para identificar e conectar os seus contatos,  porém no servidor é criptografado para que nem o desenvolvedores acessem, ou seja, o que é digitado no Signal, fica no Signal, ou se preferir o usuário poderá optar pela função auto deletar mensagem após um período.

Veja também:

Criador do WhatsApp no Signal?

Nos últimos dias o Signal recebeu uma doação e apoio de peso, estamos falando de Brian Acton, um dos criadores do WhatsApp que vendeu o app por 19 milhões de dólares na época para o Facebook. Acton doou 50 milhões de dólares para o projeto do Signal e juntou-se a equipe.

Além da segurança, recursos do Signal

 

Vejamos logo abaixo o que nos traz o app quanto a recursos:
Envio de texto: envie mensagem de texto criptografadas, ao digitar você pode enviar tanto via Signal ou por sms usando o app.
Envio de fotos: envie até 32 fotos simultaneamente.
Compartilhar Local: compartilhe sua localização com outras pessoas.

Envio de gifs e Vídeos: envie vídeos e gifs todos com segurança total. de vídeos o envio de vídeos são de até 65 MB

Envio de Arquivos: enviar arquivos e qualquer tipo via app , PDF, doc,, e etc.

Ligações de Vídeo Chamadas: no mensageiro é possível fazer ligações ou vídeo chamada, porém é preciso que a pessoa permita que você ligue para ela para continuar a ligação.

Emojis e Adesivos: como todo mensageiro o Signal app passou possui pacotes de emojis , adesivos e figurinhas já instalados, mas é possível obter suas figurinhas como no WhatsApp.

Criar Grupos: sim, no app é possível criar grupos e convidar amigos vivo.  O grupo pode ser aberto sem necessidade de aprovação, ou fechado o qual para participar é necessário que o administrador aprovE a entrada do membro no grupo. É possível fazer vídeo chamadas no grupo

Mensagens efêmeras: a opção de mensagem efêmera permite enviar uma mensagem ( texto, foto, áudio, vídeo e etc.) e que a mesmas sejam deletadas em um tempo determinado que vai de 10 segundos a 24 horas, assim o usuário terá um prazo para visualizar a mensagem, após o prazo, ela será automaticamente deletada pelo aplicativo. Esta opção está disponível tanto em mensagens para grupo ou mensagens individuais.

Armazenamento: em configurações usuários encontrará a opção armazenamento que é onde as mensagens fotos e vídeos, e outros arquivos vão ficar armazenados. por padrão o armazenamento fica no próprio celular.

O Signal não utiliza nenhum serviço de armazenamento em nuvem como o Google Drive,  Dropbox ou servidores, para garantir que o que é do usuário fique na posse do mesmo. Isto incorre 3 questões, caso o usuário perca o celular, não será possível resgatar o backup, visto que o mesmo fica no celular.
Outra questão é que por utilizar o armazenamento do celular, irá ocupar espaço no dispositivo, apesar disso ocorrer no WhatsApp, porém lá temos a opção do backup na nuvem.
Para evitar que o dispositivo fique cheio, o Signal dá a opção de deletar as mensagens automaticamente em 30 dias por padrão deixar para sempre.

Temas: o app possui duas opções de tema o padrão Claro e o escuro.

Bloqueio de tela: no Signal não é necessário instalar app de terceiros para proteger com senha as suas conversas, a opção vem por padrão no aplicativo, bastando apenas usuário habilitar em configurações, opções de privacidade.

Indicadores de digitação: com esta opção é possível ocultar para outro usuário que você esteja digitando.

Confirmação de Leitura: oculta que o usuário leu a mensagem, porém ao ativar, você também não saberá se a pessoa já leu a mensagem.

Sempre reencaminhar chamadas: nesta opção de privacidade, todas as chamadas feitas no Signal app serão encaminhadas para o servidor do aplicativo, evitando que seu IP seja facilmente revelado.

Plataformas atendidas pelo Signal

O Signal app está disponível em diversas plataformas como Android, IOS, Windows, Mac, e Linux, para smartphone e computadores. Sendo a versão para computadores conectada ao aplicativo do celular como ocorre no WhatsApp. O mensageiro não é compatível com tablets como constatamos após teste e ainda não possui ainda a versão Web Browser, ou seja, via navegador, é necessário instalar o programa no seu computador.

Conclusão

Para quem busca o máximo de privacidade e segurança, o Signal é o app ideal, com todo aparato como criptografia de ponta-a-ponta  exclusiva que prioriza a segurança dos dados e a liberdade de expressão. O aplicativo mostrou-se pela atitude dos seus criadores de não utilizar as informações dos seus usuários como moeda de troca valiosíssima para as Big Tech, a melhor opção de aplicativo com segurança e privacidade. Podemos afirmar que o Signal veio para ficar e ser um concorrente de peso frente ao WhatsApp e Telegram.

Baixe já

DOWNLOAD

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima