Whatsapp Business, use o app como ferramenta para aumentar suas vendas

O WhatsApp Business é a versão do WhatsApp para empresas. O app foi criado em função do grande uso do chat por parte das organizações, pequenas, médias até mesmo grandes para se aproximar do seu público final e alavancar seus negócios.

Como instalar o WhatsApp Business?

O app está disponível para download nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. O download é gratuito como todas as ferramentas dentro do WhatsApp Business. Entre em uma das lojas citadas acima e baixe o app, e inicie a instalação. Há versões para instalar em smartphone (Android e IOS), como em tablet e IPAD.

O WhatsApp Business permite que seja cadastrado o número fixo da empresa ou um número de celular, isso fica a critério da escolha de cada um. Ao escolher número fixo da organização, o código para ativação do mensageiro será fornecido através de ligação para o mesmo. No caso de número de celular, o código é enviado ou via SMS ou por chamada conforme escolha do usuário

DOWNLOAD WHATSAPP BUSINESS

Logo após instalação e confirmação do número da empresa, aparecerão as opções de inserir as informações do seu negócio, como, site, endereço, categoria e imagem.

Assim o perfil comercial do seu WhatsApp é criado com todas as informações para melhor atender os clientes. É possível inserir o endereço completo apenas clicando no ícone de editar e atualizar as informações. Ou inserir horários de atendimento da empresa.

 

Ferramentas Comerciais WhatsApp Business

 

Mas como alavancar minhas vendas usando o WhatsApp Business? Dentro da versão para empresas do WhatsApp há a opção “ferramentas comerciais”. Nesta seção há a possibilidade de incluir produtos ou serviços em um catálogo para as pessoas conhecerem e até mesmo comprarem.

Clique nos três pontos no canto direito do WhatsApp Business, é possível ver a opção “Ferramentas Comerciais”, onde há a edição do Perfil comercial, catálogo, mensagem de ausência, mensagem de saudação, respostas rápidas, etiquetas e link curto.

Veja também:

Catálogo –

No catálogo a empresa insere produtos ou serviços, com descrição, preço e link do produto. Caso a empresa tenha um site, insira o link do produto para seu cliente complete a compra e faça o pagamento.  Ao abri a aba de Catálogo no canto direito há um ícone para do link do catálogo, assim a empresa cria o catálogo e depois pode obter o link do catálogo e divulgar em suas redes ou até mesmo transmitir aos clientes via WhatsApp.

WHATSAPP BUSINESS BAIXAR

Mas se minha empresa não tiver site, como poderia pôr a opção link com pagamento para o cliente realizar o pagamento? Essa é uma dica de ouro!!! Sim há como o cliente pagar o produto mesmo seu negócio não tendo um site de ecommerce ou loja virtual. Simples, usaremos o Mercado Pago ou PagSeguro para criar o link de pagamento de cada produto ou serviço. Vamos lá?

Criar Link de Pagamento no Mercado Pago

 

  1. Crie uma conta no Mercado Pago (a conta pode ser de pessoa física ou jurídica, ambas podem vender pela plataforma).
  2. Entre na conta e vá em “Link de Pagamento. Link de pagamento mercado pago
  3. Clique em ” Começar”;
  4. Insira nome e preço do produto (inclua já um valor do fixo do frete) ou serviço e clique “criar e compartilhar”.Link de pagamento mercado pago criar novo
  5. Copie o link para usá-lo no seu catálogo. Link de pagamento mercado pago link final
  6. Após criado o link de pagamento, vá em no WhatsApp Business ” Ferramentas Comerciais” >>> Catálogo >>> Adicionar – insira foto, descrição, preço e o link de pagamento gerado no Mercado Pago. Sim você terá sua loja virtual no WhatsApp!

Criar Link de Pagamento no Pagseguro

  1. Vá no Pagseguro e crie sua conta para vendas;
  2. Abra a conta e no canto esquerdo “VENDA ONLINE”;
  3. Clique em “Link de Pagamento” e depois no botão “Comece Agora”;
  4. Digite o nome do produto ou serviço e o preço;
  5. No Pagseguro é possível colocar o frete a parte do valor do produto, podendo ser um valor fixo, ou calculado de acordo com o CEP dos clientes (para lojas que vendam para todo Brasil recomendamos utilizar o PagSeguro por conta dessa ferramenta, pois o vendedor poderá criar o link sem se preocupar com o valor de frete a parte de cada cliente). Na opção é preciso colocar os dados de dimensões do produto para cálculo do frete;
  6. Depois clique em “Link de Pagamento” e copie o link;

A partir daí a empresa ou a pessoa física que vende serviços ou produtos poderá divulgar em outras redes ou até mesmo no próprio WhatsApp uma loja virtual com toda comodidade do cliente comprar sem sair do WhatsApp e com toda segurança. Alavanque suas vendas com essas poderosas dicas!

Deixe um comentário