Croácia: descubra o país que virou cenário de Game of Thrones!

Game of Thrones é uma das séries mais lucrativas da televisão e um dos maiores fenômenos da cultura pop atual, com uma legião de fãs fiéis que consomem tudo relacionado à série. Uma das explicações para o sucesso é o cuidado da produção, com efeitos especiais de última geração e uma ambientação impecável, que inclui os cenários, roupas e objetos usados pelos atores. A série é filmada em diversas locações que buscam reproduzir a atmosfera de Westeros, e alguns dos fãs mais ardorosos querem visitar estes locais, o que levou agências de turismo dos países onde as cenas são filmadas a criar pacotes turísticos temáticos de Game of Thrones.

coracia

Croácia é um dos países que cederam locações para a série e está lucrando com o turismo relacionado. E não é difícil entender porque o país do Leste Europeu foi escolhido como cenário para Game of Thrones. A Croácia tem cidades medievais preservadas, ruínas do Império Romano e belezas naturais que a tornaram um destino turístico privilegiado, e o turismo só cresce no país após o fim da guerra que selou a independência do país da antiga Iugoslávia, no início da década de 1990. Então vamos conhecer os locais da Croácia que aparecem em Game of Thrones e outras atrações desse país que vale a visita pelas belezas naturais, história, vida noturna e preços baixos?

Localizada na costa do Mar Adriático, Dubrovnik tem em seu centro histórico uma das mais bem preservadas cidades medievais do mundo, com construções impressionantes datadas dos séculos 11 a 18. A mais conhecida é a grande Muralha, que virou o Desembarque do Rei, um dos cenários mais conhecidos de Game of Thrones. O Forte Lovrijenac, do século 11, que virou a Fortaleza Vermelha na série, a ilha de Lokrum, o jardim botânico de Trsteno Arboretum e o casario medieval do centro histórico, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco, atraem turistas de todo o mundo. Agências de turismo locais oferecem passeios guiados pelos locais que aparecem na série, e a cidade também tem belas praias banhadas pelo Adriático.

Dubrovnik
Dubrovnik

A segunda maior cidade da CroáciaSplit também fica na costa do mar Adriático e é conhecida pelo Palácio de Diocleciano, construído no ano de 305, quando a região era dominada pelo Império Romano. As ruínas do palácio, que domina o centro histórico da cidade, viraram cenário da quarta temporada de Game of Thrones, assim como uma antiga pedreira, as ruínas do Forte de Klis e os belos bosques do Parque Nacional de Krka, que circunda a cidade.

parque nacional plitvice

Além destes cenários que fazem parte de Game of Thrones, a Croácia tem várias outras atrações imperdíveis. O litoral recortado do mar Adriático tem praias de mar límpido (embora as praias sejam de pedra, e não de areia como estamos acostumados), mais de mil ilhas. As mais conhecidas são as ilhas de Brac, conhecida pelas pedras utilizadas na construção de casas, praias de água cristalina e pela produção de vinhos, e Hvar, com vida noturna agitada que é comparada às ilhas de Ibiza (Espanha) e Mikonos (Grécia).

ville bol 003 plage zlatni rat
Ilha de Brac

Pois é, a Croácia deve estar na lista dos seus próximos destinos seja você ou não fã de Game of Thrones!

Deixe um comentário