Dicas para você economizar água em casa

Sempre falamos aqui no blog sobre atitudes simples que você pode ter em casa, no dia a dia, que fazem muita diferença para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Mas um dos recursos naturais mais preciosos é a água, e em casa há muito que você pode fazer para economizar e, além de ajudar a preservar esse recurso tão essencial, gastar menos no final do mês. Você já deve conhecer de cor algumas recomendações básicas como fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou se barbear, ser rápido no banho e não usar mangueira para lavar o quintal ou a calçada, mas há outras formas simples de economizar água que a gente nem percebe que pode fazer diariamente. Vamos conhecer algumas delas?

Sua casa tem vazamentos?

vazamento

Você pode estar gastando água sem nem perceber se houver algum vazamento na sua casa. Um jeito simples de descobrir se há algum vazamento é fechar todas as torneiras e tudo que gasta água na sua casa, mas manter os registros de parede abertos. Então anote o número do hidrômetro, e se após algumas horas houver alguma alteração no medidos, é porque há algum vazamento, e você precisa chamar um profissional para verificar onde está o problema e consertá-lo.

Na hora da descarga:

A descarga do vaso sanitário é uma das maiores “vilãs” do desperdício de água. As descargas modernas, de bacia, gastam cerca de 6 litros d’água por descarga, contra 10 a 14 litros daquelas mais antigas, de válvula. Se as da sua casa forem de válvula, o ideal é trocar, mas enquanto isso, não aperte demais o botão da descarga. Além disso, nunca jogue qualquer tipo de lixo ou resíduo sólido no vaso e dê descarga apenas quando for realmente necessário!

Nas torneiras: 

torneira

Não custa nada lembrar de verificar se não há nenhuma torneira da casa que não fecha direito e fica pingando.  Uma ótima dica é instalar arejadores nas torneiras, que misturam ar à água, dando sensação de maior volume com a mesma quantidade de água. Além dos arejadores embutidos, que geralmente vêm juntos da torneira, você pode economizar ainda mais se instalar um acessório arejador tipo spray, como um chuveirinho, que pode diminuir o fluxo de água, que é de 5 a 10 litros por minuto numa torneira normal, para 1,8 litro por minuto. Estes “chuveirinhos são ótimos principalmente para a pia da cozinha, pois ainda aumentam a superfície de contato, garantindo uma lavagem de louça mais rápida.

Na máquina de lavar:

A máquina de lavar roupas também consome muita água. Uma lavadora de 5 kg gasta em média 135 litros d’água por lavagem. A principal dica é só utilizar a máquina na capacidade máxima, ou seja, juntar toda a roupa suja e lavar de uma vez. Mas a água da lavagem pode ser reutilizada para lavar o quintal ou o chão frio da cozinha, por exemplo, afinal ela já vem com sabão. Veja nesse vídeo como fazer um sistema de captação e reaproveitamento de água da máquina de lavar:

No jardim

As plantas em geral, além de alegrar e decorar o ambiente, fazem a sua parte ao retirar o CO2 da atmosfera e regular a umidade do ar. As plantas precisam ser regadas regularmente, mas se você fizer isso do jeito certo vai economizar bastante água. No verão, a dica é regar diariamente, mas apenas de manhazinha ou à noite, para evitar a perda por evaporação. No inverno você pode regar dia sim dia não, e o melhor é usar o bom e velho regador, que gasta bem menos água que a mangueira. Mas se a área do jardim for muito grande você pode usar a mangueira com esguicho do tipo revólver, que aumenta a pressão da água e permite regar mais com menos água. Lembre-se que o importante é regar a terra e as raízes, e não a folhagem.

Design sem nome

Se você tem piscina em casa, uma dica preciosa é sempre manter ela coberta com uma capa plástica quando ela não estiver sendo utilizada, pois segundo informações da Sabesp, a piscina pode perder cerca de 3.785 litros d’água por mês pela evaporação devido à ação do sol e do vento. Para se ter ideia, esse volume supre as necessidade de água potável (para beber) de uma família de quatro pessoas durante um ano e meio!

Essas são algumas das dicas que podem fazer sua conta de água despencar e ajudar a preservar esse recurso natural tão importante! Conhece outras maneiras de economizar água em casa? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário